jump to navigation

Sobre o Dia Escolar da Paz e Não-violência… 19 Março 2007

Posted by elisabete in mediação.
trackback

 

Olá a todos.

Finalmente, estou entre vós.

Sobre o Dia Escolar da Paz e Não-violência apraz-me informar que em Portugal verifica-se uma maior aposta na discussão destes temas. Ora vejamos:

 

Como devem ter acompanhado pelos media, no dia 6 de Março de 2007, realizou-se uma audição sobre “segurança nas escolas”, organizada pela comissão parlamentar da educação e cultura. A Universidade Lusófona do Porto teve oportunidade de estar presente e aproveitou para expor a importância da implementação da mediação de conflitos em contexto escolar. O resultado dessa intervenção foi positivo, na medida em que as intervenções oficiais que se sucederam incluíram a mediação como uma das áreas a desenvolver nas estratégias de intervenção. Vamos lá ver o que acontece?

 

Pelo que tenho percebido a mediação de que se fala nos meios institucionais da educação está mais ligada a uma lógica lato sensu (lembram-se da esfera da mediação!). Isso está totalmente correcto, dado que qualquer intervenção na escola exige uma abordagem sistémica…

 

Mas, seria excelente se tais projectos incluíssem programas de mediação de conflitos, dado que o combate ao insucesso e abandono escolar passa necessariamente por criar um melhor relacionamento interpessoal e uma gestão positiva dos conflitos.

 

O modelo de mediação escola-família será mais bem sucedido se for completado com a mediação de conflitos, que vise melhorar a convivência no interior da escola entre os vários actores da comunidades escolar e permita aos alunos desenvolverem (eles próprios) competências socais e relacionais.

 

Abro assim esta questão a debate. Gostava de saber a vossa opinião!

Elisabete Pinto da Costa

About these ads

Comentários»

1. Cristina Zveiter de Moraes Racca - 26 Março 2007

Prezada Elisabete Pinto da Costa
Quero parabenizar o evento realizado por vocês. Despertou muito interesse e vontade de aproximar-me do vosso trabalho porque também temos desenvolvido em nossa comunidade trabalho na linha da não -violência e educação para a paz.
No dia 10 de março de 2007 tivemos o I Fórum sobre a Violência Escolar e a Educação para a Paz de Piracicaba, Estado de São Paulo, Brasil .Foi algo pioneiro em nossa cidade e a realização foi bem sucedida na medida em que reunimos um grupo de pessoas das áreas da educação, saúde e segurança pública para discutirmos o tema do bullying escolar e outras formas de violência escolar.Acima de tudo buscamos caminhos para a educação para a paz.Uma das deliberações desse Fórum foi a formação de uma Comissão de Estudos, Pesquisa e Capacitação de Professores.
Foi muito importante saber do vosso trabalho e conhecer através do site o que vocês desenvolvem. Certamente enriquecerá o nosso trabalho.Sou uma pessoa com grande interesse na mediação de conflitos. Após conhece-los já estou sonhando em poder participar dos cursos e encontros que vocês oferecem.
Sou psicóloga clínica e educacional e tenho trabalhado há 8 anos com crianças e adolescentes como orientadora educacional no Colégio Cidade de Piracicaba- Sistema Anglo de Ensino no Estado de São Paulo, Brasil.
Tenho muito interesse em estreitar laços com vosso trabalho porque é muito inspirador e fortalecedor. Conhecer o trabalho de vocês muito enriquecerá o nosso.
Atenciosamente
Cristina Racca

2. Pedro Miguel Branco - 30 Março 2007

Cara Prof. Elisabete Pinto da Costa,

Acho que o problema neste âmbito passa pela confusão que vai nas “cabecinhas” que deambulam pelo Ministério da Educação.
Pegaram nalgumas competências dos psicólogos, dos tutores, dos mediadores, dos professores e dos polícias, misturam tudo e agora apresentam sugestões e projectos que nada têm a vêr com a mediação de conflitos.
Cabe-nos a todos nós, professores, psicólogos e mediadores, entre outros, esclarecer e divulgar a mediação de conflitos tal como ela é. E não essa mistura confusa engendrada pelo Ministério da Educação.

3. Elisabete Pinto da Costa - 4 Dezembro 2007

Olá Pedro M. Branco

Tudo bem?

Com efeito, a confusão é imensa… é uma missão que cabe aos mediadores e mediadores escolares. A mediação não pode ser um chavão que fica bem nos discursos ou uma varinha mágica que tudo resolve. A mediação propõe um novo paradigma de comunicação e reacionamento interpessoal e nesse sentido a mudança de mentalidades e atitudes leva o seu tempo. Vamos lançando sementes…
Tudo de bom.
Elisabete Pinto da Costa

4. Elisabete Pinto da Costa - 4 Dezembro 2007

Olá Cristina Racca

Parabéns pelo seu trabalho. Seria uma honra se conseguisse vir a Portugal acompanhar os nossos trabalhos de formação. Na Universidade Lusófona do Porto vai realizar-se a 2ªedição do curso de especialização em mediação de conflitos em contexto escolar, a partir de Fevereiro de 2008. Peça informações para sofia.brandao@ulp.pt. Até lá envie-nos mais informações sobre os vossos trabalhos. É muito interessante este contacto transatlântico sobre mediação escolar.
Cumprimentos
Elisabete Pinto da Costa

5. joao carlos da gama - 24 Junho 2008

SOU FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS. ATUO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. TEMOS UM TRABALHO DE MEDIAÇÃO EDUCACIONAL, QUE ENVOLVE PEDAGOGIA, DIREITO E PSICOLOGIA, SOBREMANEIRA. TEMOS TIDO EXITO EM NOSSOS PROCEDIMENTOS. O PROGRAMA VEM PAULATINAMENTE SENDO DESENHADO COM SERIEDADE E MUITO ESTUDO. ESTA É MAIS UMA INICIATIVA QUE CORROBORA PARA A CULTURA DA PAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA ÁS UNIDADES EDUCATIVAS. CONTATOS joaocgama@yahoo.com.br ou pelo fone (48) 99342622 ou fone institucional (48) 32516106 com Marly.

6. Leandro - 6 Janeiro 2009

OLá… Td bem? Eu estou boum… XD

7. fernandita - 28 Fevereiro 2010

ui yu ja li tuedo e mata=os bueno yu amerita

8. fernandita - 28 Fevereiro 2010

aquireta tem mata=os trabelhato aquireta nue Espanha yu pracesirei mata=os pra escoleta


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: