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Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar 19 Dezembro 2007

Posted by José Paulo Santos in mediação.
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Universidade Lusófona do Porto

2ª EDIÇÃO / 2008

COORDENAÇÃO:

Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa

Directora do Instituto de Mediação da ULP

 

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

Este curso de especialização reúne especialistas nacionais e estrangeiros e pretende ser uma oportunidade de formação teórico-prática para professores e outros agentes ligados à escola, com vista à aquisição de conhecimentos e competências em mediação de conflitos bem como sobre a implementação de programas de mediação escolar.

Hoje em dia a convivência ou ausência de convivência pacífica assume-se como uma das principais preocupações dos vários actores da comunidade educativa porquanto o ambiente relacional que se vive na escola condiciona o papel que todos os intervenientes devem aí desempenhar. Com efeito, alguns estudos publicados ou os meios de comunicação revelam um acentuar da conflitualidade, das incivilidades e mesmo das agressões por parte dos alunos, apontando-se à escola uma crise dos métodos de gestão e resolução de conflitos, que se estende a uma crise de socialização. Por outro lado, o modelo punitivo não tem permitido alcançar os resultados pretendidos nesta matéria.

Importa, por isso, encontrar respostas ou modelos que proporcionem aos alunos a desejável internalização de regras e atitudes positivas, bem como a obtenção de ganhos nas competências sócio-relacionais.

Para melhorar a qualidade da convivência nas escolas, a mediação escolar apresenta-se como uma estratégia de diálogo e de encontro interpessoal, pois baseia-se em princípios, técnicas e saberes ao nível da comunicação e da negociação cooperativa entre os protagonistas do conflito, que recorrem a um terceiro que os auxilia na resolução dos problemas que os opõem, buscando soluções autónomas e mutuamente satisfatórias. Em especial, a escola encontra na mediação de conflitos um método de ensino/aprendizagem da transformação positiva do conflito, permitindo-lhe cumprir as suas funções de formação e de socialização.

 

 

OBJECTIVOS:

  • Reconhecer a mediação na escola como um instrumento de diálogo, de encontro interpessoal, de resolução e transformação positiva dos conflitos
  • Perceber a validade da mediação para a escola enquanto agente educativo e espaço socializador
  • Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação dos conflitos
  • Motivar para a vertente transdisciplinar da aprendizagem da resolução dos conflitos
  • Reconhecer na mediação uma estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de conflitualidade, de incivilidade, de agressão e de violência
  • Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador
  • Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento dos programas de mediação escolar

 

DESTINATÁRIOS:

Professores de escolas básicas e secundárias, educadores, psicólogos, psicopedagogos, sociólogos, assistentes sociais, animadores sociais, mediadores de conflitos, técnicos de acção educativa, e ainda outros profissionais interessados no tema.

 

 

DOCENTES:

Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenadora do Departamento de Psicologia e Curso de Psicopedagogia Clínica da ULP

 

Prof. Doutor João Amado

Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa ; autor de várias obras sobre a violência na escola e responsável por inúmeras acções de formação sobre esta problemática.

 

Prof. Doutor Juan Carlos Torrego

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educação à Distância de Espanha; Professor Titular do Departamento de Didáctica da Universidade de Alcalá, em Madrid; Director do Curso de terceiro ciclo universitário em “Mediação e resolução de conflitos em instituições educativas” na Universidade de Alcalá, e Director do Projecto “Mediação e tratamento de conflitos desde um modelo integrado”, implementado em três Comunidades autónomas: Madrid, Castilha de la Mancha e Navarra

Prof. Doutor Ruben Gonçalves Pereira

Doutorado pela Universidade de Vigo em Didácticas Especiais; Membro do Conselho Científico do Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos; Investigador da UI&D Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, acreditada pela FCT; Professor do Programa de Doutoramento em Educação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 2007-2009

Mestre Elisabete Pinto da Costa

Directora do Instituto de Mediação da ULP; Coordenadora do Projecto de Mediação Escolar da ULP; Responsável pela área da mediação escolar da Linha SOS Professor; docente da ULP; doutoranda em Educação da ULP; formadora em cursos de mediação de conflitos e mediação escolar, formadora acreditada pelo Conselho científico de formação contínua, mediadora de conflitos nos Julgados de Paz; Presidente do Conselho de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos

 

Mestre Susana Robalo

Psicóloga, mediadora, formadora de mediação de conflitos e mediação escolar, orientadora e supervisora de estágios em mediação, membro da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC)

 

Eng. Fernando Rosinha

Mestre de conferências do Conservatório Nacional das Artes e Profissões (CNAM), de Paris, mediador de conflitos, com especialidade em mediação familiar e escolar, colaborando em diversas associações educativas

 

Dr. José Paulo Rodrigues dos Santos

Professor de Português e Francês do Ensino Básico e Secundário; Coordenador do “Projecto Interact – quadro interactivo nas salas de aula”, Doutorando em TIC em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Curso de Especialização em mediação escolar da ULP; treino de Comunicação Não-violenta; autor do blogue “Comunicação Não violenta”

 

INSCRIÇÕES:

Devem ser realizadas até ao dia 1 de Fevereiro de 2008 na Secretaria de Doutoramentos, Mestrados e Pós – graduações da ULP: Sara Peixoto Tel. 22 207 3230 ▌ e-mail: sara.peixoto@ulp.pt

INFORMAÇÕES:

Direcção de Marketing e Comunicação

Tel.: 22 207 32 32/30

E-mail: informacoes@ulp.pt

 

Toda a informação na

página da Universidade Lusófona do Porto

 

Comentários»

1. VERA LÚCIA CAVALCANTE SOARES - 10 Outubro 2008

SOU COORDENADORA DE PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BRASILIA. TENHO FORMAÇÃO EM DIREITO, HISTÓRIA E FILOSOFIA, ALÉM DE TRABALHAR A OITO ANOS NA ÁREA DE PROJETOS INTERVENTIVOS E PREVENTIVOS DA SEEDF…ESPERO OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO E A POSSILIBILIDADE DE CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDOS PARA PODER ME APERFEIÇOAR ….SOU UMA PESSOA DINÂMICA, PROATIVA E QUE GOSTA MUITO DO QUE FAZ… SOU REALIZADA PROFISSIONALMENTE. POR ISSO, BUSCO SEMPRE ME APRIMORAR E PODER ASSIM CONTRIBUIR COM UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E QUE PREVALEÇA A CULTURA DA PAZ. VERA LÚCIA CAVALCANTE SOARES…..
OBS:: POR FAVOR ME AJUDE, E POR GENTILEZA RESPONDA ESTE E-MAIL.

2. MAGDA MARTINS MARIANTE - 6 Novembro 2008

Sou Psicóloga, tenho mestrado em Psiquiatria e coordeno um Programa para Crianças e Adolescentes com uma trajetória de violência no contexto escolar ou na família, além de repetidas reprovações e\ou evasão escolar, em uma cidade chamada Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul. Busco continuamente estratégias para lidar com as freqüêntes conflitos escolares e familiares deste público. Gostaria de apreender sobre a abordagem usada por vocês para enfrentar estas questões. Onde vivo a violência nas escolas é algo muito presente, que afasta ou impede a apreendizagem e a permanência na escola. Por favor, se possível me envie informações sobre o curso e quando ocorrerá as novas edições. Aguardo um retorno o mais breve possível. Muito obrigado!

3. MAGDA MARTINS MARIANTE - 6 Novembro 2008

Sou Psicóloga, tenho mestrado em Psiquiatria e coordeno um Programa para Crianças e Adolescentes com uma trajetória de violência no contexto escolar ou na família, além de repetidas reprovações e\ou evasão escolar, em uma cidade chamada Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul. Busco continuamente estratégias para lidar com as freqüêntes conflitos escolares e familiares deste público. Gostaria de apreender sobre a abordagem usada por vocês para enfrentar estas questões. Onde vivo a violência nas escolas é algo muito presente, que afasta ou impede a apreendizagem e a permanência na escola. Por favor, se possível me envie informações sobre o curso e quando ocorrerá as novas edições. Aguardo um retorno o mais breve possível. Muito obrigada!

4. moises portugues de souza - 19 Junho 2015

excelente esta possibillidade de se fazer um curso de mediação com um quadro de professores altamente qualificados.estou interessado em fazer este curso no ano vindouro. parabéns e grande abraco a todos.


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